fbpx

Toledo o que fazer, onde comer e se hospedar

Fevereiro de 2020

Nesse post vamos falar sobre Toledo: o que fazer, onde comer e se hospedar.

Toledo é uma cidade medieval que já encanta o visitante antes mesmo de ele passar por seus muros.

Além disso, o acesso a partir de Madri é super facilitado, tanto pra quem escolhe dirigir até lá, como pra quem escolhe percorrer o caminho de trem-bala.

Nós fizemos uma road trip a partir de Segóvia e foi bem tranquilo. As estradas são muito bem sinalizadas e a paisagem é muito bonita.

Chegando lá, deixamos o carro no estacionamento do hotel e percorremos a cidade toda a pé. Além de ser muito mais prático, já que há muitas vielas e pedestres circulando pelo local, é também muito mais prazeroso, pois isso permite apreciar melhor cada detalhe do caminho.

Ao chegar em Toledo, percebemos que além de muitas belezas arquitetônicas, ainda podíamos apreciar as obras de El Greco, um dos principais pintores renascentistas que deixou sua marca em diversos pontos turísticos. Isso fez com que a observação dos detalhes fosse ainda mais interessante.

Então, vamos às principais dicas sobre a cidade e o que a faz tão interessante ao ponto de recomendarmos inclui-la em seu roteiro de viagens.

Toledo o que fazer
Exemplo das vielas de Toledo. Foto: Ellen

Curiosidade

Toledo tem origem pré-romana e foi a primeira capital do Império Espanhol.

Durante séculos, cristãos, muçulmanos e judeus conviveram na cidade e deixaram um importante legado cultural, histórico e arquitetônico que pode ser reconhecido até os dias de hoje.

Outra curiosidade se refere ao melhor local para fotografar a cidade: vá até a Puente de Alcántara, do outro lado do rio Tajo e siga pela rua a sua direita, onde a paisagem é deslumbrante. 

Toledo o que fazer
Vista da cidade cruzando o rio Tajo. Foto: Ellen
Toledo o que fazer
Destaque para o rio Tajo. Foto: Ellen
Toledo o que fazer
Toledo vista de cima. Foto: Ellen

Atrações imperdíveis

Catedral

É uma das mais exuberantes do país. Destaque para o coro, a Capilla Mayor, Transparente, a sacristia e o sino da torre.

Quando visitamos Toledo, a catedral estava em obras, como é possível conferir na imagem abaixo. Mas, mesmo assim, foi muito interessante conhece-la.

Toledo o que fazer
Catedral. Foto: Ellen

Alcázar

Alcázar, é uma palavra de origem árabe que significa fortaleza ou palácio fortificado.

O Alcázar de Toledo fica no ponto mais alto da cidade, há 100 metros acima do rio e, portanto, a vista panorâmica que se tem da cidade a partir de lá é incrível. A força do vento, sentida no terraço do castelo é igualmente impressionante.

Dentro dele situa-se um grande museu militar e, também, uma seção histórica bem completa que oferece um panorama geral da nação.

Locais de destaque: Capilla Imperial, Pátio de Carlos V, mirantes e a Sala de Despacho del Coronel Moscardó.

Dedique pelo menos umas 2 horas se quiser contemplar o acervo de armas, munições, uniformes, veículos, maquetes, fotografias e pinturas. São 4 andares e muito pra se ver!

Dica: se puder visitar aos domingos, o ingresso é gratuito.

Toledo o que fazer
Alcázar visto da rua. Foto: Ellen
Toledo o que fazer
Alcázar visto do seu mirante. Foto: Ellen
Toledo o que fazer
Vista da cidade a partir do mirante do Alcázar. Foto: Ellen
Toledo o que fazer
Armaduras do acervo permanente do museu. Foto: Ellen

Sinagoga del tránsito

Construída em 1355, com permissão especial de Pedro I, é onde hoje se encontra o Museo Sefardí.

As exposições contam a história da cultura judaica na Espanha e incluem vestígios arqueológicos, um jardim memorial e artefatos antigos.

Museo del Greco

Informações sobre a vida do pintor, uma boa seleção de suas obras, assim como trabalhos de seu filho e seguidores é o que você encontra nesse museu que foi originalmente construído nessa localização pensando se tratar da casa natal do artista.

De qualquer forma, também é muito interessante apreciar o trabalho de restauração da arquitetura da casa ao estilo da época.

Mezquita del Cristo de la luz

Construída em 1000 a.C., essa é a última mesquita remanescente das 10 de Toledo.

Observe os sinais arquitetônicos deixados pelos muçulmanos durante a época medieval. Como ela foi convertida em igreja, você observará afrescos religiosos em seu interior.

Toledo o que fazer
Mezquita del Cristo de la luz. Foto: Ellen

Puerta del sol ou La puerta de los Caballeros Hospitalarios

Foi construída pelos “caballeros hospitalários” com acesso à cidade amuralhada no século XIII. A sua entrada, com arco de ferradura, está ladeada por dois torreões.

No centro dos arcos há restos de um sarcófago paleocristão do século IV.

Há também um relevo com o emblema da catedral que representa a imposição da casula a San Idelfonso sob o sol e a lua, daí o nome da porta.

Toledo o que fazer
Puerta del sol. Foto: Ellen

Onde comer

Estivemos visitando a cidade no verão e foi muito gostoso caminhar à noite do nosso hotel até a Plaza Zocodover, onde ficava o restaurante El Foro, e terminar a noite na sorveteria em frente, da qual podíamos avistar a lateral do Alcázar.

Jantamos ao ar livre e, como estava muito quente, o restaurante oferecia uma estrutura sobre as mesas que liberava de tempos em tempos uma névoa refrescante de água. Muito bom.

Lá, saboreamos a paella e estava deliciosa. Até meu filho de 1 ano e 2 meses aprovou.

Durante a tarde, experimentamos o doce típico da região: o Mazapán, e gostamos muito.

Toledo o que fazer
Plaza De Zocodover. Foto: Ellen
Toledo o que fazer
Paella do restaurante El Foro. Foto: Ellen

Hospedagem

Em minha opinião, vale a pena se hospedar em Toledo para curtir tanto a agitação do dia, causada pela grande movimentação de turistas que chegam à cidade para um bate-volta, como a sua atmosfera mais genuína, que é facilmente identificada à noite.

Escolhemos um hotel com ótimo custo-benefício, 3 estrelas, bem próximo dos principais pontos da região: o hotel Abad Toledo.

O nosso quarto era amplo e confortável, decorado ao estilo da cidade, tinha uma bela vista e era bem silencioso.

Embora o espaço para o café da manhã fosse pequeno e por isso houvesse pouca variedade, todos os itens do café da manhã estavam deliciosos, muito bem preparados e eram repostos imediatamente. Além disso, o atendimento de todo o staff foi muito bom do início ao fim.

Toledo o que fazer
Hotel Abad Toledo. Foto: Ellen

Conclusão

Em conclusão, Toledo tem uma história muito rica e bem preservada e é uma cidade que oferece uma verdadeira viagem no tempo aos seus visitantes.

Andar por dentro da cidade amuralhada e visitar o acervo do Alcázar, bem como as lojinhas de souvenirs repletas de armas antigas, faz você se sentir nos tempos medievais.

Por outro lado, apreciar a vista de fora da cidade, da paisagem que se forma do Alcázar junto ao rio te transportam a uma cena romântica de um conto de fadas.

Assim sendo, se você também é fã de castelos e cidades medievais, sem dúvida deveria inclui-la em seu roteiro e, com certeza, vai gostar muito também de ler o nosso post especial sobre o assunto.

Ainda, caso você queira saber mais sobre outras cidades espanholas, pode ler nos posts relacionados logo abaixo.

Ah! Deixe nos comentários se alguma informação postada aqui te ajudou ou mesmo se você lembrou de alguma outra dica para acrescentar. Vamos curtir muito saber.

tudo que você precisa saber sobre seguro viagem

tudo que você precisa saber sobre seguro viagem

Gostou deste post? Compartilhe.

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Imprimir
Telegram
E-mail

* Temos orgulho de só publicar artigos baseados em viagens que a autora realmente fez, então, se ler algo por aqui, pode confiar.

** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais da autora.

Posts relacionados

Logo, podemos ver que esse post foi escrito do mesmo modo que os demais. Entretanto, com originalidade, assim como as fotos são inéditas. Portanto, contudo, todavia, não é visto que isso é assim. Em outras palavras, as fotos não são divulgadas. Da mesma maneira, sim. Contudo, também. Surpreendentemente, sim. Inegavelmente também. Analogamente, assim. Anteriormente, também. Decerto, sabemos. Eventualmente, será. Outrossim, talvez. Precipuamente, quem sabe. Salvo que seja diferente. Primordialmente também. A menos que não reconheça. Antes que chova. Ao propósito de concluir. Com efeito, será. De acordo com isso. De tal sorte que teremos alguém. Em contraste com aquilo. Seja como for, todos. Em princípio será assim. Além disso, irei. Em resumo também. Por outro lado falarei. Em terceiro lugar, jamais. Agora sabemos. Nesse hiato funciona. Pelo contrário. Nesse ínterim também. Por analogia dará certo. Nesse meio tempo acontecerá. Por conseguinte todos. Sob o mesmo ponto de vista será ótimo. Tanto quanto você. Se bem que eu faço. Uma vez que saímos. Visto que falamos. Ora pra cá ora pra lá. quer andando quer fazendo. Ou isso ou aquilo. Finalmente podemos. Provavelmente faremos. Afinal, é possível. Aliás, que bom. Conforme fizemos. Conquanto amamos. Sobretudo vocês. Enfim, podemos. Para que se faça. Por certo falaremos. Enquanto não se sabe. Eventualmente dará certo. Em conclusão sim.