fbpx

Porto: o que fazer, onde comer, se hospedar e comprar

Janeiro de 2020

Para que você planeje uma ótima viagem ao Porto, separamos as melhores dicas atualizadas sobre comida, atrações, hospedagem e compras.

Antes de mais nada, preciso dizer que Porto pode até ser a segunda maior cidade de Portugal, no entanto, a sua atmosfera não nos lembra disso. Ali você se sente de férias mesmo.

Localizada bem na foz do rio Douro, com suas casas medievais, catedrais, igrejas barrocas, vinhedos, lindas paisagens e um povo caloroso, a cidade transmite ao mesmo tempo dinamismo e sossego, a depender da região em que você se encontra.

Aliás, eu me surpreendi muito com Porto, até comentei isso nesse post. E, com certeza, retornaria para explorar ainda mais essa cidade.

Curiosidade 

Conforme nos indica a história, a parte “Portu” do nome Portugal foi inspirada pela cidade do Porto, ainda na época dos romanos. Por volta de 1000 d.C a cidade foi reconquistada dos mouros e se tornou a capital do condado de Portucale. Atualmente, Porto é a capital econômica da região norte do país.

Então, para descobrir tudo sobre comida, atrações, hospedagem e compras role a página ou siga pelos links abaixo.

Atrações imperdíveis em Porto: o que fazer

Em primeiro lugar, nesse post você vai encontrar aquelas atrações que, em nossa opinião, são imperdíveis em um roteiro pelo Porto.

Assim sendo, navegue pelas regiões nos links acima ou siga a página, como preferir.

Região da Ribeira

Igreja de São Francisco

Localizada na praça Infante Dom Henrique, essa igreja é rica em detalhes, tanto em madeira como em ouro, e exibe todo o esplendor da arte barroca portuguesa.

Sem dúvida, é a mais impressionante no Porto. Não deixe de visitar, especialmente, a nave, o museu com sua coleção de arte sacra e as catacumbas, onde os ricos eram enterrados antigamente.
Porto: o que fazer
Igreja de São Francisco. Foto: Ellen

No alto do morro está a fortaleza da catedral e um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal: a Sé

Além de ser um lugar histórico muito interessante para conhecer, de lá o visitante ainda é premiado com uma vista belíssima da cidade.

A Sé foi construída no século XII e sofreu modificações no século XVIII, foi cenário do casamento do Rei João I em 1387 e do batizado do Príncipe Henrique, o Navegador, em 1394.

Logo depois de visita-la, se quiser ter uma experiência diferente desça as escadarias até encontrar o Rio Douro. Inesperadamente, as vielas e descidas acentuadas escondem uma Porto medieval que é muito intrigante.

No entanto, já saiba que é preciso estar bem preparado fisicamente…

Palácio da Bolsa

Construído entre 1842 e 1910, em estilo neoclássico, é onde atualmente acontecem os pregões, mais especificamente, no Pátio das Nações, com sua linda cúpula de vidro.

Em contrapartida, o Salão Árabe, inegavelmente, é a parte mais imponente de todo o monumento, exibindo uma decoração que conta com mais ou menos 18kg de ouro.

Atualmente, a atração oferece visitas guiadas a cada 30 minutos, com duração de meia hora.

comida, atrações, hospedagem e compras
Palácio da Bolsa. Foto: Ellen

Ponte de Dom Luís I

A ponte de 1886 é muito charmosa e a paisagem que ela forma junto ao rio Douro é super romântica. No entanto, nada disso é à toa, já que ela foi concluída por um aluno de Gustave Eiffel.

Do meio da ponte é possível obter fotografias do rio e de suas margens que são dignas de um profissional.

Para isso, você pode escolher caminhar pela pista inferior ou superior da ponte.

Na pista inferior, é possível ter uma vista mais próxima do rio assim como das construções que o ladeiam. Ademais, é bom saber que ela comporta carros e pedestres, mas, a pista é tão estreita que conforme surgem mais pessoas, às vezes fica impossível andar por ali sem invadir a via dos carros.

Por outro lado, na pista superior a vista é mais panorâmica e contemplar a cidade dali pode ser ainda mais incrível. Nesse espaço circulam pedestres ao mesmo tempo em que funciona uma das linhas de metrô da cidade. A saber, para chegar ali sem muito esforço utilize o funicular.

Cais da Ribeira

Além de ser um calçadão muito bom de caminhar à beira do rio e, também, se for o seu caso, de empurrar um carrinho de bebê, é ainda um dos principais cartões-postais do Porto.

Seus barcos rabelos, bem como a arquitetura típica das casas, o colorido e a animação que lhe é peculiar, convidam igualmente o viajante a desfrutar da região em diferentes horários e, assim, aproveitar o que ela tem de melhor.

Sobretudo se estiver calor, passeie por ali tomando um delicioso sorvete no fim da tarde e, em seguida, contemple o pôr-do-sol. Ah! Não esqueça das fotos, pois nesse horário elas certamente ficarão maravilhosas.

Aliados e Bolhão

Mercado do Bolhão

Em 2019, quando estivemos visitando o mercado, ele estava em reforma, então conhecemos apenas o mercado provisório. Mesmo assim, gostamos do fato de poder encontrar tantos produtos frescos, como queijos, azeitonas, pães, frutas…

Assim sendo, se preferir, pode petiscar ou até mesmo fazer refeições por ali.

O mercado temporário fica há apenas 2 minutos do antigo, logo, não é difícil encontra-lo.

Antes de mais nada, a promessa é que após a reforma, a sua essência centenária permaneça, isto é, a modernização deve alterar apenas o quesito conforto, preservando o que tornou o mercado tão famoso e emblemático em Portugal.

Livraria Lello

Reconhecida por diferentes veículos de mídia como uma das mais belas do mundo, a Livraria Lello tem, antes de tudo, muito mais do que livros para oferecer ao público.

Com grande valor histórico e arquitetônico, o espaço surpreende o visitante com suas estantes e teto bem trabalhados. Não deixe de apreciar a escadaria e seu formato único, bem como o grande e belíssimo vitral.

Só para ilustrar e comprovar os elogios, essa é a livraria que teria inspirado a escritora J. K. Rowling, escritora da série de livros Harry Potter. Só por isso, certamente já dá pra imaginar que se trata de um lugar bem intrigante…

Ah! Para entrar, é preciso comprar o ingresso, contudo o valor pode ser revertido como desconto caso adquira alguma obra.
Livraria Lello
Livraria Lello. Foto: Ellen

Estação de Trem São Bento

Sem dúvida, é uma das estações de trem mais bonitas do mundo. Com toda a certeza, ali você se sente transportado a uma época em que viajar de trem era puro glamour.

Os painéis de tamanho impressionante com azulejos azuis dramatizam cenas históricas e por isso, dão o tom único que o ambiente tem.

Rua Santa Catarina

Boutiques, agitação e, principalmente, a casa de chá mais comentada e ornamentada do Porto: Café Majestic.

E não apenas isso, pois nessa rua fica a notável Capela das Almas, cujas paredes externas são revestidas com azulejos azuis.

Torre dos Clérigos

Suba uma escadaria de 225 degraus e, finalmente, chegue ao topo da Torre, que tem 76 metros de altura.

A vista de lá, obviamente, é de perder o fôlego.

Miragaia

Miradouro da Vitória

Sem dúvida, um dos melhores lugares para fotografar a cidade e o rio ao mesmo tempo.

Por cima dos telhados de terracota se avista o rio Douro e, ao mesmo tempo, algumas casinhas medievais.

No momento em que estiver lá, lembre-se de esperar pelo pôr-do-sol, que se torna ainda mais bonito conforme a ponte Dom Luís I se ilumina e as luzes das caves na Vila Nova de Gaia começam a se acender.
Miradouro
Miradouro da Vitória. Foto: Ellen

Igreja do Carmo

Construída no século XVIII, com sua fachada lateral coberta de azulejos, ela esconde um fato curioso: uma casa bem no meio que é conhecida por ser a mais estreita do país.

Após 250 anos fechada ao público, agora a casa pode ser visitada também. Ela fica exatamente entre a igreja do Carmo e a igreja dos Carmelitas Descalços.

À primeira vista, no entanto, a fachada não demonstra que se trata de duas igrejas. Aliás, sem observar direito é possível achar que todas as 3 construções se tratam de uma coisa só.

O mais interessante, sobretudo, é que essa moradia só foi construída porque na época havia uma lei que proibia que duas igrejas compartilhassem uma parede. Mesmo assim, projetaram uma casa completa e não apenas uma construção qualquer apenas para cumprir a lei.

Durante a visita, por exemplo, é possível se surpreender com alguns cômodos, pois apesar da largura da casa, eles têm mesmo um espaço bem razoável. Em síntese, vale a pena conhecê-la por dentro.
Igreja do Carmo
Igreja do Carmo e dos Carmelitas Descalços. Foto: Ellen

Onde comer

Em Porto, logicamente, não faltam opções.

Shopping

Pra quem quer economizar, uma ótima pedida é a praça de alimentação do shopping Via Catarina

Só para ilustrar, lá eu experimentei um bacalhau com natas que estava simplesmente delicioso e o preço foi ótimo.

Mercado

Outra opção, do mesmo modo, é o Mercado Bom Sucesso, o qual é um espaço moderno que funciona não só como mercado, mas também como praça de alimentação. Além disso, ali você encontra cafés e o sofisticado hotel da Música.

Igualmente, se quiser petiscar, comprar produtos frescos ou mesmo fazer refeições, o Mercado do Bolhão é um excelente local.

Restaurante

O restaurante Mamma Mia! é a opção mais próxima do hotel Castelo de Santa Catarina. Aliás, fomos conhece-lo por indicação do próprio hotel. Então, caso você se hospede lá e queira um local a poucos passos, essa é a melhor escolha. Além de tudo, a comida é saborosa e os preços são convidativos.

Café

O Café Majestic é praticamente uma parada obrigatória para todo turista. O seu maior atrativo, entretanto, não é o preço. Conseguir uma mesa em alta temporada é, inegavelmente, um grande desafio e tomar um café ali certamente será mais caro do que você pensa, mas vale a pena.

Digo isso porque o estilo arquitetônico de seu interior é bem opulento, cheio de detalhes, que são não apenas entalhados em madeira como folheados a ouro e, portanto, para observar a decoração é preciso se sentar sem pressa e admirar.

Se prepare, todavia, para encontrar um espaço pequeno, porém lotado de mesas, e muitos garçons vestidos a caráter correndo pra lá e pra cá na tentativa de atender a todos. Ah! Apesar de não parecer, mesmo com a correria, o atendimento é muito bom.

Quer saber onde ficam esses locais? Então, se oriente pelo mapa abaixo. Note ainda que a rota entre esses lugares pode ser feita a pé e o local mais distante é o Mercado Bom Sucesso.

Hospedagem

Ficamos hospedados no hotel Castelo de Santa Catarina e gostamos muito. O quarto era super confortável, limpo e ainda tinha uma vista incrível para o jardim, além de ser amplo e moderno. 

Em contrapartida, se você não gostar tanto da opção mais moderna, eles oferecem quartos de arquitetura mais clássica com a finalidade de transportar o hóspede ao passado.

O café da manhã tinha boa variedade e o staff era muito gentil. Ainda mais considerando que toda manhã eu trazia uma dose extra de trabalho (pedia que aquecessem o leite para a papinha do meu bebê, entre outras coisas), mas mesmo assim, todas as vezes fui muito bem atendida.

Dica

Ah! Uma dica: se você viajar com bebê e, assim como o meu, ele estranhar o berço, avise logo no primeiro dia para evitar pagar taxas extras. Não fomos avisados dessa política do hotel logo na recepção e, como resultado, isso nos custou uma surpresa de 10 euros por dia na hora do check out.

Hotéis sugeridos

Quando retornar a Porto, pretendo me hospedar no hotel Pestana, especialmente por querer ficar mais à margem do Rio Douro e dedicar mais tempo àquela região.

No entanto, o hotel Castelo de Santa Catarina também tem uma ótima localização, pois fica em outra parte da cidade que, do mesmo modo, é estratégica ao turista.

Em síntese, ambos os hotéis são recomendáveis, porém há uma diferença de preço razoável entre eles. Assim sendo, a escolha por um ou outro vai depender muito do seu orçamento. 

Dica: No Porto os melhores hotéis se esgotam rapidamente, então, procure fazer suas reservas com uma certa antecedência.

Compras

Por fim, Porto oferece ótimas opções de compras também, e para todos os bolsos.

Na cidade você encontra não só grifes, como também marcas populares, não apenas shoppings, como também lojas de rua. Enfim, há várias opções.

Só para ilustrar, listei abaixo uma seleção de lugares.

Shoppings

Shopping Via Catarina

Rua de Santa Catarina, 312

Alameda Shop & Spot

Rua dos Campeões Europeus, 28-198

Lojas

Lojas de rua

Massimo Dutti; Stradivarius; Benetton; Zara; Bershka; Havaianas; Swarovski, entre outras.

Lojas de luxo

TODS – grife italiana que vende acessórios de couro feitos à mão

Av. dos Aliados, 115

Rolex

Praça da Liberdade, 19

Mont Blanc

Praça da Liberdade, 19

Dicas finais sobre Porto: o que fazer

Quando eu planejo uma viagem sempre pesquiso por esses tópicos: comida, atrações, hospedagem e compras. Sendo assim, imagino que outras pessoas também pesquisem os mesmos itens.

Dessa forma, esse post foi escrito não apenas a fim de responder essas questões, como também teve o intuito de tornar Porto um pouco mais familiar pra quem estiver pretendendo visita-la, especialmente, se for pela primeira vez.

Em conclusão, espero que esse texto tenha lhe ajudado a ter uma noção geral sobre Porto e que ele contribua para deixar seu roteiro ainda mais incrível.

A propósito, você já esteve por lá ou está planejando sua primeira visita? Conte pra gente nos comentários abaixo.

Ah! Além disso, leia também o post sobre as cidades imperdíveis em Portugal. Tenho certeza que lá você vai encontrar ainda mais lugares inspiradores desse país.

Gostou deste post? Compartilhe.

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Imprimir
Telegram
E-mail

* Temos orgulho de só publicar artigos baseados em viagens que a autora realmente fez, então, se ler algo por aqui, pode confiar.

** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais da autora.

Posts relacionados

Logo, podemos ver que esse post foi escrito do mesmo modo que os demais. Entretanto, com originalidade, assim como as fotos são inéditas. Portanto, contudo, todavia, não é visto que isso é assim. Em outras palavras, as fotos não são divulgadas. Da mesma maneira, sim. Contudo, também. Surpreendentemente, sim. Inegavelmente também. Analogamente, assim. Anteriormente, também. Decerto, sabemos. Eventualmente, será. Outrossim, talvez. Precipuamente, quem sabe. Salvo que seja diferente. Primordialmente também. A menos que não reconheça. Antes que chova. Ao propósito de concluir. Com efeito, será. De acordo com isso. De tal sorte que teremos alguém. Em contraste com aquilo. Seja como for, todos. Em princípio será assim. Além disso, irei. Em resumo também. Por outro lado falarei. Em terceiro lugar, jamais. Agora sabemos. Nesse hiato funciona. Pelo contrário. Nesse ínterim também. Por analogia dará certo. Nesse meio tempo acontecerá. Por conseguinte todos. Sob o mesmo ponto de vista será ótimo. Tanto quanto você. Se bem que eu faço. Uma vez que saímos. Visto que falamos. Ora pra cá ora pra lá. quer andando quer fazendo. Ou isso ou aquilo. Finalmente podemos. Provavelmente faremos. Afinal, é possível. Aliás, que bom. Conforme fizemos. Conquanto amamos. Sobretudo vocês. Enfim, podemos. Para que se faça. Por certo falaremos. Enquanto não se sabe. Eventualmente dará certo. Em conclusão sim.