fbpx

Córdoba o que fazer, onde comer e se hospedarr

Maio de 2020

Nesse post, vamos falar sobre o que fazer em Córdoba, assim como onde comer e se hospedar por lá.

Córdoba é uma das cidades que mais chama a atenção na Andaluzia, especialmente por sua Mezquita, a única no mundo onde se pode rezar uma missa católica.

Além da Mezquita, a cidade revela aos visitantes outras atrações imperdíveis, conforme destacamos logo abaixo.

Curiosidade

Em Córdoba coexistiram judeus, cristãos e muçulmanos por séculos. E a sua Mezquita é uma das mais belas do mundo.

Atrações imperdíveis - o que fazer em Córdoba

Patio de Naranjos - Mezquita. Foto: Ellen

Judería

Caminhe pelas ruas estreitas até o noroeste da Mezquita e quase até a Avenida del Gran Capitán para entrar em contato com o passado da Córdoba islâmica e seus habitantes mais importantes na época medieval.

Durante séculos coexistiram judeus, cristãos e muçulmanos e essa herança cultural é evidente por toda a cidade.

Para entrar mais em contato com o passado judeu, visite a linda Sinagoga do século XIV, a única na Andaluzia e uma das poucas heranças dos judeus na Espanha.

Conheça também a Casa de Sefarad, do século XIV, para apreciar a tradição sefardita-judaica-espanhola e uma das mais prestigiadas bibliotecas da Andaluzia. Além de ser um museu muito interessante, a Casa dispõe de eventos como recitais e contação de histórias.

Outros destaques: Capela mudéjar de São Bartolomeu; o Souk municipal; a praça de Maimônides; a Calleja de las Flores; a Casa Andalusí; Calleja del Pañuelo.

o que fazer em Córdoba
Judería. Foto: Ellen

Alcázar de los Reyes Cristianos

Construído sobre ruínas romanas e árabes, esse castelo do século XIV, de estilo gótico, serviu de palácio para Fernando e Isabel. Neste palácio, os reis católicos governaram por oito anos.

O Alcázar foi declarado Monumento Histórico em 1931 e Patrimônio da Humanidade, em 1994, pela Unesco.

Essa atração é uma ótima opção no verão e na primavera, já que os jardins e seus lagos ficam ainda mais bonitos.

Ah! A vista da torre é linda para fotos.

E se você ama castelos e cidades medievais, veja essa seleção que fizemos dos melhores da Espanha.

o que fazer em Córdoba
Alcázar de los Reyes Cristianos. Foto: Ellen

Centro Flamenco Fosforito

Considerado o melhor museu de flamenco da Andaluzia e, ainda, localizado dentro da antiga Posada del Potro, uma hospedaria que foi citada no romance Dom Quixote, de Cervantes, essa é uma atração muito interessante.

Contemple pinturas, vídeos e outras demonstrações artísticas que vai enriquecer sua experiência com o flamenco.

Palacio de Viana

Outra opção excelente para a primavera e o verão é visitar esse palácio renascentista, de 6.500 metros quadrados, repleto de obras de arte, antiguidades e um lindo jardim.

Declarado Monumento Histórico-Artístico em 1981, sua fama se deve principalmente aos 12 pátios interiores, que receberam em 1983 o título de Jardim Histórico-Artístico

Mezquita

Essa é, sem dúvida, a principal atração da cidade e foi a que mais gostamos de conhecer.

Por ser grande e cheia de detalhes, recomendamos separar pelo menos 2 horas para sua visitação.

Contemple em seu interior os famosos arcos duplos, em formato de ferradura, sustentados por colunas bicolores que formam um lindo desenho.

Dentro dela, bem no centro, o rei Carlos I autorizou que fosse construída uma catedral católica, o que torna a Mezquita a única no mundo onde se pode rezar uma missa católica.

Outro grande destaque é o Mirabe e maksura (gabinete de oração real). A decoração do portal do mirabe possui 1,6 mil quilos de cubos de mosaico de ouro.

Recomenda-se visita-la tanto de dia como de noite, pois as experiências são complementares.

Ah! Não deixe de apreciar o lindo Patio de Naranjos na entrada.

Mezquita. Foto: Ellen

Onde comer

O prato predileto de Córdoba é o salmorejo e você pode prova-lo na Salmorejería Umami.

O prato é uma versão do famoso gaspacho e nesse restaurante é possível experimentar doze versões da receita.

Eu, particularmente, fiquei impressionada pelo Churrasco de Córdoba e a maciez da sua carne. Experimentei durante um jantar no hotel e, com certeza, recomendo aos apreciadores de um bom churrasco.

Hospedagem

Quando estivemos visitando Córdoba, nos hospedamos no Eurostars Conquistador.

A experiência foi maravilhosa, os quartos eram limpos, confortáveis e silenciosos.

O café da manhã e os pratos servidos no jantar eram deliciosos e o staff muito acolhedor.

Mas, o ponto alto dessa hospedagem foi a localização: o hotel fica em frente à Mezquita. Só é preciso atravessar a rua.

Conclusão

Córdoba é uma cidade impressionante e com grandes atrativos.

Além das suas principais atrações, há muito mais o que fazer em Córdoba, como por exemplo: caminhar pela Ponte Romana. Esse é um passeio lindo pra fazer ao entardecer.

Mas, sem dúvida, só pela Mezquita, com a experiência inesquecível que ela proporciona, já vale a pena incluir essa cidade em seu roteiro pela Espanha.

Conte pra nós, nos comentários, se você pretende visita-la em breve.

Foz do Iguaçu o que fazer

mas

Foz do Iguaçu o que fazer

no entanto

Foz do Iguaçu o que fazer

todavia

Gostou deste post? Compartilhe.

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Imprimir
Telegram
E-mail

* Temos orgulho de só publicar artigos baseados em viagens que a autora realmente fez, então, se ler algo por aqui, pode confiar.

** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais da autora.

Posts relacionados

Logo, podemos ver que esse post foi escrito do mesmo modo que os demais. Entretanto, com originalidade, assim como as fotos são inéditas. Portanto, contudo, todavia, não é visto que isso é assim. Em outras palavras, as fotos não são divulgadas. Da mesma maneira, sim. Contudo, também. Surpreendentemente, sim. Inegavelmente também. Analogamente, assim. Anteriormente, também. Decerto, sabemos. Eventualmente, será. Outrossim, talvez. Precipuamente, quem sabe. Salvo que seja diferente. Primordialmente também. A menos que não reconheça. Antes que chova. Ao propósito de concluir. Com efeito, será. De acordo com isso. De tal sorte que teremos alguém. Em contraste com aquilo. Seja como for, todos. Em princípio será assim. Além disso, irei. Em resumo também. Por outro lado falarei. Em terceiro lugar, jamais. Agora sabemos. Nesse hiato funciona. Pelo contrário. Nesse ínterim também. Por analogia dará certo. Nesse meio tempo acontecerá. Por conseguinte todos. Sob o mesmo ponto de vista será ótimo. Tanto quanto você. Se bem que eu faço. Uma vez que saímos. Visto que falamos. Ora pra cá ora pra lá. quer andando quer fazendo. Ou isso ou aquilo. Finalmente podemos. Provavelmente faremos. Afinal, é possível. Aliás, que bom. Conforme fizemos. Conquanto amamos. Sobretudo vocês. Enfim, podemos. Para que se faça. Por certo falaremos. Enquanto não se sabe. Eventualmente dará certo. Em conclusão sim.