fbpx

Como viajar de avião de graça

Abril de 2020

Nesse post, vamos falar sobre como viajar de avião de graça.

Uma das alternativas possíveis para quem deseja viajar de avião de graça é utilizar milhas.

Eu mesma já fiz bom uso disso e consegui viajar sem gastar nada com meus voos, o que é uma maravilha se considerar o alto custo que isso representa no orçamento.

Assim sendo, separei algumas dicas para que você também possa aproveitar melhor essa grande vantagem.

Mas, pra começar, o que é um programa de milhas?

O programa de milhas é um programa de fidelidade em que o viajante acumula milhas/pontos quando viaja em um voo que atende aos requisitos para isso. Ou quando adquire produtos ou serviços de lojas parceiras.

Quando acumulados, esses pontos podem ser trocados por passagens aéreas ou outros produtos a depender do regulamento de cada programa.

Às vezes, é possível ainda efetuar a troca combinando milhas/pontos e dinheiro.

4 Dicas essenciais sobre programa de milhas

1- Obtenha um número fidelidade 

Embora os programas de milhas sejam uma das formas mais conhecidas, muitos passageiros esquecem deles e por isso acabam perdendo uma grande oportunidade.

Pra que isso não aconteça com você também, antes da viagem, é importante que você se registre para ter um número de fidelidade no programa de recompensas da companhia aérea e, assim, ao voar acumule pontos que futuramente poderão ser trocados por passagens aéreas.

É importante esclarecer que nem todas as tarifas pontuam, portanto, se você estiver pagando muito mais barato por sua passagem, possivelmente, não terá esse benefício.

Então, nesse caso é preciso avaliar o que compensa mais: pagar mais barato e abrir mão das milhas ou pagar um pouco mais caro e obter as milhas.

Já adianto que não existe resposta certa, cada situação precisa ser bem avaliada.

2- Seja fiel às companhias aéreas 

Outra dica é, caso seja viável, optar por viajar com as mesmas companhias aéreas ou ainda com aquelas que partilhem de uma aliança a fim de que a sua fidelidade seja recompensada com o acúmulo de milhas em um só lugar e, portanto, atinjam mais rapidamente uma pontuação que permita a conversão em passagens aéreas.

Sem contar que isso pode lhe facilitar o acesso aos desejados upgrades de categoria, os quais adicionam ainda mais benefícios, como embarque prioritário, acesso a sala VIP etc.

3- Multiplique suas milhas 

Além de tudo isso, é possível multiplicar essas milhas para viajar de avião de graça. Como?

Basta comprar a passagem aérea usando um cartão de crédito (dê preferência para os que pontuam mais) e, assim, obter pontos que mais tarde poderão ser convertidos em milhas.

Uma dica interessante, que eu sempre sigo, é só transferir seus pontos para o programa de fidelidade quando houver uma promoção que ofereça um percentual de bônus.

Por exemplo: transfira hoje 20.000 pontos e ganhe 80% de bônus, totalizando 36.000 milhas na sua conta.

4- Pesquise as vantagens dos clubes de viagens 

Outra forma de se beneficiar dos programas de milhas é aderindo a algum clube que fornece milhas em troca do pagamento de uma assinatura e, ainda, algum benefício extra como preços reduzidos, por exemplo.

Nesse caso, é preciso fazer bem as contas para se certificar que está valendo a pena.

Eu assino o Smiles e até o momento fiz algumas viagens que compensaram muito o valor da mensalidade.

Só para ilustrar, já consegui passagens de ida e volta para Nova Iorque por apenas 25.000 milhas, enquanto quem não era assinante pagava pelos mesmos voos 40.000 milhas.

Mas, ainda é cedo pra dizer se pagar por essas assinaturas continuará sendo vantajoso, considerando as mudanças que a pandemia está impondo ao setor de turismo. 

3 recomendações

Pra finalizar, fique atento a essas 3 recomendações para, finalmente, viajar de avião de graça:

1 – Saiba que ao planejar viajar utilizando as milhas é preciso agir antecipadamente, afinal, o número de assentos liberados para compra nessa modalidade é reduzido.

2 – Fique atento às promoções, cadastre seu e-mail para não perder as oportunidades e aja rápido.

3 – Por fim, lembre-se que as milhas expiram, então planeje com atenção as datas da sua próxima viagem a fim de não perder a chance de aproveitar bem suas milhas.

Em conclusão

Programa de milhas é sim uma excelente alternativa que não deve ser desprezada pelos viajantes, especialmente, aqueles que têm como objetivo viajar mais gastando menos, especialmente, viajar de avião de graça.

Por isso, pesquise bastante sobre os programas de fidelidade a fim de encontrar aquele que melhor se encaixa no seu perfil de viajante.

Ah! Fizemos um post recentemente falando sobre 3 coisas que você pode fazer agora e que te ajudarão a viajar mais depois. Com certeza, vai lhe interessar também.

Deixe nos comentários se você já utiliza programas de milhas ou se pretende começar a utilizar.

Gostou deste post? Compartilhe.

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Imprimir
Telegram
E-mail

São coisas que detonam suas viagens.

Sem dúvida, 4 coisas que detonam suas viagens.

* Temos orgulho de só publicar artigos baseados em viagens que a autora realmente fez, então, se ler algo por aqui, pode confiar.

** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais da autora.

Posts relacionados

Logo, podemos ver que esse post foi escrito do mesmo modo que os demais. Entretanto, com originalidade, assim como as fotos são inéditas. Portanto, contudo, todavia, não é visto que isso é assim. Em outras palavras, as fotos não são divulgadas. Da mesma maneira, sim. Contudo, também. Surpreendentemente, sim. Inegavelmente também. Analogamente, assim. Anteriormente, também. Decerto, sabemos. Eventualmente, será. Outrossim, talvez. Precipuamente, quem sabe. Salvo que seja diferente. Primordialmente também. A menos que não reconheça. Antes que chova. Ao propósito de concluir. Com efeito, será. De acordo com isso. De tal sorte que teremos alguém. Em contraste com aquilo. Seja como for, todos. Em princípio será assim. Além disso, irei. Em resumo também. Por outro lado falarei. Em terceiro lugar, jamais. Agora sabemos. Nesse hiato funciona. Pelo contrário. Nesse ínterim também. Por analogia dará certo. Nesse meio tempo acontecerá. Por conseguinte todos. Sob o mesmo ponto de vista será ótimo. Tanto quanto você. Se bem que eu faço. Uma vez que saímos. Visto que falamos. Ora pra cá ora pra lá. quer andando quer fazendo. Ou isso ou aquilo. Finalmente podemos. Provavelmente faremos. Afinal, é possível. Aliás, que bom. Conforme fizemos. Conquanto amamos. Sobretudo vocês. Enfim, podemos. Para que se faça. Por certo falaremos. Enquanto não se sabe. Eventualmente dará certo. Em conclusão sim.