fbpx

Castelos e cidades medievais na Espanha: 7 imperdíveis

Janeiro de 2020

 

Em 2019, estivemos visitando a região centro-oeste da Espanha e lá fomos surpreendidos com castelos e cidades medievais que realmente transportam o viajante ao passado.

Se você curte destinos assim, vai amar os nossos eleitos para esse post.

Role a página ou siga pelos links para apreciar sem moderação. 😉

Castelos e cidades medievais

Cidade medieval de Ávila

Próximo à Salamanca, a uma distância de apenas 109km de carro, fica essa impressionante e muito bem preservada cidade medieval.

Com suas muralhas imponentes, datadas do século XII, que contornam todo o centro histórico, Ávila fascina o turista antes mesmo de ele entrar na cidade, já que é possível avistar da rodovia as suas lindas muralhas.

As muralhas têm oito portões monumentais, 88 torres de observação e mais de 2,5 mil torreões.

Certamente, caminhar pelas seções da muralha é uma grande atração e completa a experiência de quem visita o centro histórico.

Especialmente em virtude da vista que se tem lá de cima, a qual compensa a escadinha estreita e íngreme do acesso principal.

Espanha
Cidade medieval de Ávila. Foto: Ellen
castelos e cidades medievais na Espanha
Seção da muralha. Foto: Ellen

Castelo de Segóvia

O Alcázar de Segóvia, além de ser um dos mais bonitos castelos do mundo e ter inspirado o famoso castelo do Magic Kingdom Park, na Disney, encanta não só pelo seu exterior como pelos objetos originais expostos no seu interior.

Sua fortaleza foi construída na era romana e a vista do alto da Torre de Juan II é realmente maravilhosa.

Embora o castelo tenha passado por destruições e em seguida tenha sido reconstruído sem fidelidade à versão original, vale muito a visita, pois o resultado final que se vê na obra atual é espetacular.

Logo na entrada o visitante cruza um profundo fosso, o qual lembra muito as histórias e lendas sobre castelos.

Ao passear pelo castelo, o turista vai encontrar um teto de 392 estalactites em forma de abacaxi, na Sala de las Piñas, 52 esculturas de reis que lutaram durante a Reconquista, vitrais, armaduras, armas de guerra, móveis, tapeçaria e muitas relíquias.

De um lado dos lados, em grandes janelas, é possível ainda ter uma vista incrível da Iglesia de Vera Cruz.

castelos e cidades medievais na Espanha
Castelo de Segóvia. Foto: Ellen

Alcázar de Toledo

Na parte mais alta da cidade, situa-se o Alcázar de Toledo, imponente, com sua construção que remonta a época romana.

Em seu interior, funciona um museu militar, assim como um interessantíssimo museu histórico, onde se pode encontrar um acervo bem completo de armaduras, moedas, armas, documentos, pinturas, vestimentas, carros e relíquias em geral.

Não deixe de visitar o terraço e fazer belas fotos.

Além disso, separe pelo menos 2 horas para apreciar com mais tranquilidade esse grande museu e seu jardim.

castelos e cidades medievais na Espanha
Castelo de Toledo. Foto: Ellen

Castelo de Córdoba

Construído no século XIV, serviu de palácio, foi morada de reis católicos por oito anos e hoje é um lugar perfeito para contemplação.

Dedique um tempo para passear pelos seus jardins com terraços, descobrir os peixes nos lagos, apreciar as fontes, as flores, as laranjeiras e, por fim, ter uma vista geral da paisagem pela torre.

Ali você também encontra um museu com artefatos e pode observar mosaicos encontrados em escavações pela cidade, bem como um magnífico sarcófago romano.

castelos e cidades medievais na Espanha
Alcázar de los reyes cristianos. Foto: Pixabay

Alhambra em Granada

Sem dúvida, Granada detém uma das melhores atrações da região: a Alhambra.

Seu inesquecível complexo é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade e comporta o Palácio Nazaríes, o Generalife, as ruínas da Alcazaba, a Torre de la Vela, o Museo de la Alhambra e o Museo de Bellas Artes.

Para desbravá-la, reserve o dia todo, pois o espaço é bem grande e cheio de detalhes.

Ah! Lembre-se de adquirir o ingresso antecipadamente, ainda mais em alta temporada, visto que apenas 6 mil ingressos são disponibilizados diariamente.

É impossível descrever a grandeza e a beleza dessa atração, então, conhecer pessoalmente é a melhor escolha.

castelos e cidades medievais na Espanha
Alhambra. Foto: Ellen

Alcazaba em Málaga

Além de querer conhecer a cidade natal do meu bisavô, meu principal interesse ao visita-la era complementado pelas suas principais atrações, como a famosa Alcazaba.

A Alcazaba é um palácio-fortaleza do período mouro, construído no século XI, onde você encontra artefatos, jardins, uma linda arquitetura típica e uma bela vista do mar.

Por ser um local pequeno, reserve de 1 a 2 horas para a visita.

Espanha
Alcazaba em Málaga. Foto: Ellen

Alcázar de Sevilha

O Alcázar de Sevilha foi construído no século XIV e considerado Patrimônio da Humanidade em 1987.

Assim sendo, é uma atração de grande destaque na cidade.

A arquitetura impressionante do Palacio de Don Pedro, o belíssimo teto decorado artesanalmente na Sala de la Justicia, os arcos, gessos e azulejos do Patio de las Doncellas, os aposentos do rei (ou Cámara Regia) e o Patio de Las Muñecas são os principais pontos que merecem ser visitados.

Vale destacar que os trabalhos em gesso foram trazidos de Alhambra, no século XIX. Então, espere muita opulência.

castelos e cidades medievais na Espanha
Alcázar de Sevilha. Foto: Pixabay.

Sugestão de roteiro pelos castelos e cidades medievais na Espanha

Caso você queira incluir esses castelos e cidades medievais no seu roteiro de viagem pela Espanha, no mapa abaixo há uma sugestão de rota, que foi a mesma que fizemos durante a nossa viagem.

Essa rota é bastante tranquila, as estradas são ótimas, assim como as distâncias não são muito grandes. Desse modo, é possível conhecer tudo em poucos dias.

Alugando um carro, assim como nós fizemos, a viagem segue o ritmo que você quiser, tudo sai do seu jeito. Nada melhor, né?

A Rentcars é imbatível em preços e ainda é possível parcelar. Além disso, não há cobrança de IOF. Para cotar é só clicar no link abaixo ou se prefererir, pesquisar a cidade direto pelo banner. 😉

Dicas finais sobre castelos e cidades medievais na Espanha

Embora existam muitos outros castelos e cidades medievais para se conhecer no país, esse post se baseou na viagem que realizamos em 2019 e, assim, elegeu as melhores descobertas atualizadas do roteiro na região centro-oeste da Espanha.

E você? Já esteve em alguma dessas atrações? Conte pra nós nos comentários quais castelos e cidades medievais na Espanha mais te interessaram.

E, caso você esteja procurando dicas sobre o que é preciso saber antes de uma viagem para a Espanha, leia esse post.

Gostou deste post? Compartilhe.

Facebook
Pinterest
WhatsApp
Imprimir
Telegram
E-mail

* Temos orgulho de só publicar artigos baseados em viagens que a autora realmente fez, então, se ler algo por aqui, pode confiar.

** Este artigo não recebeu nenhuma espécie de patrocínio e reflete as opiniões pessoais da autora.

Posts relacionados

Logo, podemos ver que esse post foi escrito do mesmo modo que os demais. Entretanto, com originalidade, assim como as fotos são inéditas. Portanto, contudo, todavia, não é visto que isso é assim. Em outras palavras, as fotos não são divulgadas. Da mesma maneira, sim. Contudo, também. Surpreendentemente, sim. Inegavelmente também. Analogamente, assim. Anteriormente, também. Decerto, sabemos. Eventualmente, será. Outrossim, talvez. Precipuamente, quem sabe. Salvo que seja diferente. Primordialmente também. A menos que não reconheça. Antes que chova. Ao propósito de concluir. Com efeito, será. De acordo com isso. De tal sorte que teremos alguém. Em contraste com aquilo. Seja como for, todos. Em princípio será assim. Além disso, irei. Em resumo também. Por outro lado falarei. Em terceiro lugar, jamais. Agora sabemos. Nesse hiato funciona. Pelo contrário. Nesse ínterim também. Por analogia dará certo. Nesse meio tempo acontecerá. Por conseguinte todos. Sob o mesmo ponto de vista será ótimo. Tanto quanto você. Se bem que eu faço. Uma vez que saímos. Visto que falamos. Ora pra cá ora pra lá. quer andando quer fazendo. Ou isso ou aquilo. Finalmente podemos. Provavelmente faremos. Afinal, é possível. Aliás, que bom. Conforme fizemos. Conquanto amamos. Sobretudo vocês. Enfim, podemos. Para que se faça. Por certo falaremos. Enquanto não se sabe. Eventualmente dará certo. Em conclusão sim.